Um Pingo de Ética: A importância de direcionarmos corretamente nossa conduta para o desenvolvimento profissional.

Em alguns anos ouviremos uma lenda de que em nosso país um dia houve alguém que agiu corretamente em todas as situações, porque ética será algo extinto. Vivemos escândalos de corrupção de nossos políticos com uma frequência assustadora, e sempre dizemos que político não presta, mas de onde eles vêm? Será que nas microesferas das quais fazemos parte, como nosso trabalho, estamos realmente nos preocupando com nossa conduta para nos desenvolvermos (e à nossa sociedade) de maneira positivamente diferente deles? Mas afinal de contas, por que devo ter uma conduta virtuosa se quem não tem cresce muito mais que eu e com muito menos esforço?

Wictor Mariano

4/27/20257 min read

Segundo Immanuel Kant, filósofo iluminista alemão que viveu entre 1724 e 1804, o homem (enquanto espécie) é a única criatura que não está pronta. Se compararmos com os outros seres vivos, como uma árvore, por exemplo, ela é uma semente que irá germinar, crescer, fazer fotossíntese, dar frutos ou flores. Seu papel está relacionado à atmosfera e à alimentação de outros seres vivos. As abelhas fazem a polinização das plantas. Toda abelha já nasce abelha e, quando morrer, ainda será abelha. Sua metamorfose é física, faz parte de sua espécie; ela não mudará de espécie porque passou por uma metamorfose. Um passarinho nasce passarinho e morre passarinho. Seu papel pode ser definido como o de dispersor de sementes e controlador de insetos. Assim são todos os outros seres vivos, exceto o homem (segundo Kant), porque nosso papel é nos tornarmos HUMANOS! E isso implica diretamente em virtude e sabedoria! Ao caminharmos em nossa jornada pela vida, nos aproximando desse sentido de humanidade, estamos cumprindo nosso papel enquanto espécie, que é nos tornarmos humanos — não enquanto ser biológico, mas como criatura desenvolvida que cumpre seu propósito no cosmos.

Um amigo me disse uma vez, exatamente assim: "A gente é igual a uma pedra feia, cheia de pontas, em cima de uma montanha. Conforme a gente vai caindo, vai quebrando essas pontas e arredondando; quando chega no pé da montanha, a gente já é uma pedra bonita, lisinha e sem ponta alguma." Suas iniciais são R.S. Ele quer dizer que, conforme vamos vivendo, a observação de nossos erros (e o sofrimento que vem com eles) nos dá a possibilidade de nos tornarmos pessoas melhores — ao ponto de termos a oportunidade de corrigir todas as nossas imperfeições morais, nos transformando em "pedras sem pontas", ou seja, nos tornando humanos, que é a mesma coisa que Kant diz séculos antes.

Eu não consigo pensar em outra maneira de nos tornarmos humanos que não seja através da Ética! Seu conceito é extremamente simples de decorar: consiste em fazer o certo e ser justo em qualquer situação, mesmo que não seja vantajoso. Porém, é um conceito extremamente difícil de executar — ainda mais em uma sociedade como a nossa, onde quem é honesto é tido como bobo. Onde o conhecimento é ridicularizado desde a infância — ou ninguém nunca escutou o termo "CDF"!? Somos ensinados a tirar proveito de qualquer situação onde for possível fazê-lo, da mais banal à mais absurda e criminosa. Se vamos assistir a um filme, série ou novela, é corriqueiro que o vilão seja o protagonista charmoso e/ou genial, e torcemos para que ele escape da justiça e para que suas maldades deem certo. Hoje posso dizer com toda convicção que agir com ética é sinônimo de rebeldia em nossa sociedade.

Quando chegamos no mês de outubro dos anos pares, votamos por ideologia política, ignorando os fatos de incompetência administrativa e conduta (muitas vezes criminosa) dos candidatos. Trocamos nossos votos por cesta básica, um tanque de combustível, emprego na prefeitura, entre outros infinitos subornos e/ou ignorâncias. Mas, em resumo, não votamos (ou deixamos de votar) porque é o certo a se fazer, mesmo que não seja vantajoso. Não importa o crime cometido, importa quem cometeu! E o mais comum de se escutar é: "político é tudo igual", "político não presta", "sempre foi assim e sempre vai ser", etc. Porém, os políticos aos quais nos referimos com tanto desprezo não são uma espécie alienígena que veio nos comandar! São pessoas que saíram do nosso meio e estão lá nos governando porque as escolhemos para isso, enquanto sociedade democrática. Eles são meros "macro reflexos" do que temos em todos os lugares da sociedade. Se a maioria dos políticos falta com ética, é porque nós somos assim também. Ouso dizer que, se tratando de estatística, eles poderiam ser uma amostragem da nossa ética, enquanto população — se essa fosse quantificada.

Trazendo para nosso ambiente de trabalho, nosso desenvolvimento pessoal e profissional deve ser sempre guiado (conscientemente) pelo conceito de Ética. Isso mesmo: não espere uma grande oportunidade para ser correto — provavelmente você nunca será presidente da República. É em cada pequena ação da vida comum que podemos mudar o mundo, combatendo o mal. E o primeiro mal que deve ser combatido é o que está dentro de nós mesmos! Qual empresa de boa índole e em sã consciência não daria oportunidade de crescimento àquele colaborador que, além de ter conhecimento técnico, é ético em todas as suas atitudes!?

Quanto maior a empresa, mais difícil é identificar as pessoas que não têm ética. E é muito comum que passem despercebidas e prosperem muito mais rápido que você. Essa pessoa saberá dar aquela puxada de saco na hora certa, irá mentir, puxar o tapete dos outros, fraudar um relatório ou informação para parecer que está tudo indo bem, enrolar durante o expediente para ter que fazer horas extras, etc. E você continuará sendo ético mesmo sem reconhecimento imediato! Porque a Ética, sendo genuína, deve sempre ser cultivada porque é o certo — não porque dará recompensa a quem a executa. Pelo menos, não esse tipo de recompensa. O que se ganha com a Ética é uma mudança real para o indivíduo em um microcosmo e uma mudança real para a sociedade em um macrocosmo. Quem é ético se torna exemplo a ser seguido, se torna uma pedrinha lançada no meio de um lago — e suas ondas reverberarão por todo o lago.

E afirmo por experiência própria: as pessoas que crescem na empresa com falta de ética, usando de engodos e desonestidade, nunca ficam! Essas pessoas são viciadas em sua maldade, acham sempre que são mais inteligentes que todos, e cedo ou tarde são descobertas e saem com o rabinho entre as pernas. Quantas e quantas vezes eu fui passado para trás ou inventaram mentiras sobre mim para pegar um cargo pelo qual eu concorria ou meu próprio cargo... Nenhuma dessas pessoas ficou na empresa. E eu nunca fiz absolutamente nada contra elas — nem mesmo uma reclamação aos meus superiores. Obviamente, eu não sou um paladino da justiça. Ainda tenho muitas "pontas para quebrar". Mas, mantendo-me fiel às minhas convicções, nunca fui demitido de uma boa empresa ou deixei de prosperar em meu trabalho por tentarem me prejudicar. Sempre encarei essas situações como apenas mais uma possibilidade para fazer o certo.

Se você tem a oportunidade de falar mal de um colega de trabalho, não fale! Se seu superior está errado, chame-o em particular e alerte-o do erro — não concorde para ficar bem com ele. Como gestor, o tipo de colaborador que mais desprezo é o puxa-saco. Se sobrou um pouquinho de material da sua atividade, não leve pra casa sem pedir — não é seu. Se vai emitir um relatório ou passar uma informação, não camufle os dados, por piores que sejam as consequências para você. Uma coisa é dar um resultado ruim; outra coisa é dar um resultado ruim e ser um mentiroso. Se você cometeu um erro, assuma, aprenda com ele e não o repita — não fique arrumando desculpas ou terceirizando a culpa. Se não puder ser gentil com seu colega de trabalho, fique calado. Se não pode propor uma melhoria exequível, não reclame. Se saiu do banheiro e não tem mais ninguém, apague as luzes. Se, por acidente, riscou um carro no estacionamento (ou em qualquer lugar), espere o dono chegar e resolva com ele. Se encontrou uma pulseira no refeitório e não sabe de quem é, leve para o achados e perdidos ou RH. Se veio material a mais do fornecedor, reporte para devolver. Faça sempre o certo nas infinitas situações do seu trabalho!

Pense assim: se sua empresa entender que você jamais pegaria um clipe de papel — que é um ato insignificante —, naturalmente entenderão que também não roubaria o caixa da empresa, o que seria um ato criminoso. Se você não fez fofoca sobre seus colegas de trabalho, entenderão que você guardará sigilo das informações da empresa. E assim por diante. Toda boa conduta no micro reflete uma boa conduta no macro. São nessas pequeninas oportunidades cotidianas que se pode mudar o mundo, se tornar humano e "perder as pontas".

Consegue entender como tudo depende de você mesmo? Precisamos parar de culpar o outro — principalmente quando só não somos piores por falta de oportunidade. Seja correto sempre! Não importa que zombem de você, chamando-o de bobo por ter devolvido uma carteira que não é sua, ainda mais estando com dívidas. Não deixe de estudar e se esforçar porque seus "amigos" o chamam de "CDF" por você estar deixando de sair todo fim de semana para ter um cargo melhor na empresa. Há uns dois milênios, alguém já totalmente "sem pontas" disse: "Faça aos outros o que gostaria que fizessem com você." Isso é Ética!

Resumo

Um Pingo de Ética: A importância de direcionarmos corretamente nossa conduta para o desenvolvimento profissional.

✔ Ética é fazer o certo em qualquer situação, mesmo que seja desvantajoso.

✔ Aja corretamente em qualquer situação por menor que seja.

✔ Qualquer empresa idônea vai reconhecer um colaborador que tem conhecimento técnico e é ético.

✔ Não terceirize a responsabilidade por suas mazelas aos outros.

✔ As pequenas condutas refletem como agiria nas grandes condutas dentro de uma empresa e na sociedade.

✔ Aprenda com seus erros e os das outras pessoas e tente sempre se tornar um ser humano melhor.

✔ Faça o certo porque é o certo a se fazer, não espere recompensa e não se desmotive porque quem age errado cresce mais rápido que você.

Dedique-se a aprender e ser bom, fazendo sempre aos outros o que gostaria que fizessem com você.

Contato Rápido

Entre em contado para dar sua opinião, sugerir temas ou buscar ajuda. Estamos aqui para ajudar você a se desenvolver e colher os frutos do seu trabalho!