Propósito: A grande importância de planejar bem sua carreira e seus objetivos pessoais.

Você já deve ter ouvido várias vezes aquela frase clichê "se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho te leva". Mas há grande sabedoria nesse dizer. Temos ânsia por crescimento, e buscamos exaustivamente, mas sabemos onde queremos chegar? Sabemos por que queremos crescer? Como estamos nos sentindo durante essa jornada sem rumo?

Wictor Mariano

4/12/20257 min read

O que você quer ser quando crescer?
Quem nunca escutou essa pergunta diversas vezes quando criança, sem nem ter muita ideia do que é trabalho? Quando vamos para a escola, aprendemos disciplinas que serão úteis para entrar na faculdade, a qual, por sua vez, cursaremos por quase meia década para conseguir um bom trabalho (um conceito equivocado que pretendo abordar no futuro). Se você entrar no YouTube, logo será bombardeado por diversos vídeos de algum coach famoso (e normalmente excêntrico) dizendo que você está vivendo errado e precisa se tornar milionário até o final do ano. Se entrar no Instagram, verá diversas postagens de influenciadores (muitas vezes com carros e casas alugadas para o vídeo ou foto) em lugares luxuosos, com carros incríveis. Enquanto isso, você está trabalhando duro para pagar as contas — ou, muitas vezes, até procurando emprego!

E o que observo acontecer com grande frequência é que as pessoas (normais) mergulham de cabeça em um abismo de frustração ou inércia. Frustração porque tentam de tudo e não conseguem ter as coisas que aparentemente desejam; ou inércia porque não têm ânimo para correr atrás de nada, perdidas em tantas possibilidades, informações e indecisões, sofrendo com ansiedade pelo porvir, sem conseguir se mover. Começam a comprar diversos cursos sem o menor nexo entre um e outro, ou com seu trabalho atual. Não consideram as próprias aptidões naturais ou mesmo as atividades com as quais sentem prazer, nem as necessidades de mão de obra da empresa onde trabalham ou as demandas de sua cidade. O resultado disso é mais frustração, desespero, sentimento de incapacidade, ansiedade e desmotivação. E sabe por que você nunca vai chegar lá? Porque não definiu um propósito claro para sua vida e sua carreira.

A pessoa vem antes da carreira!
Isso significa que você precisa mergulhar profundamente em si mesmo. Descobrir que ser humano você é — e que ser humano deseja ser. Adote princípios, condutas e valores que nortearão suas atitudes em qualquer lugar, seja no pessoal ou no profissional. Quando você se fortalecer nesse aspecto, será resistente o suficiente para buscar seu desenvolvimento profissional. E, à medida que se conhece, lidará com muito mais serenidade com as adversidades inerentes a qualquer busca importante.

Não use o sapato dos outros!
O que é bom para o outro nem sempre (ou quase nunca) é bom para você. O sonho dos outros não precisa ser o seu. Os objetivos dos outros não precisam ser os seus. As expectativas dos seus pais e os sonhos não realizados por eles não são responsabilidade sua. Sua vida, sua história, são muito importantes para serem desperdiçadas interpretando um personagem coadjuvante em um conto que não é o seu. Seja o protagonista da sua história!
Você vai escutar diversas vezes que sua escolha "não dá dinheiro", que com inteligência artificial essa profissão "vai desaparecer em cinco anos", que "ninguém respeita quem trabalha com tal coisa". Mas a vida é sua! Se você está feliz e não está prejudicando ninguém (incluindo você mesmo nessa conta), isso é o que importa. Crie você mesmo seus padrões sobre o que é aceitável e o que não é para sua vida.

Seja realista sobre suas características e aptidões!
Talvez esse seja um dos pontos mais difíceis de encarar. Quem tem baixa autoestima vai achar que não serve para nada, e quem tem autoestima elevada pode pensar que pode fazer qualquer coisa. É aqui que a construção do indivíduo por si mesmo (descrita no terceiro parágrafo) faz toda a diferença.
Por exemplo: se, em minha construção pessoal, defino que quero me integrar com as pessoas, comunicar com o diferente, contribuir e aprender com todos à minha volta — eu vou procurar um emprego no setor fiscal de uma empresa? Nesse setor, vou ficar o dia todo em uma cadeira, na frente de um computador, trabalhando com notas fiscais, muitas vezes sem ver outra pessoa por horas!
Por outro lado, se eu defino que, de acordo com minha natureza, sou uma pessoa superconcentrada, que gosta de ficar mais isolada, e acredito que, assim, posso explorar totalmente minhas possibilidades — eu me inscreveria para a área de Recursos Humanos da empresa só porque um amigo trabalha com isso em outro lugar, ganha bem e está feliz?
Nunca gostei de ler. Se, ao ler mais de um parágrafo, eu preferir passar pimenta nos olhos, vou mesmo me inscrever no curso de Direito porque “advogado ganha bem” ou porque minha família toda é de advogados há 200 anos?
Aceite suas características, estejam elas na moda ou não. Obviamente podemos nos moldar a quase tudo na vida, mas quando agimos em desencontro com a nossa essência, certamente sofreremos. E mesmo que colhamos bons frutos, não teremos prazer algum com eles.

Defina seus objetivos pessoais e profissionais!
Observo muitas pessoas que não se desenvolvem, não por incapacidade, mas pela simples ausência total de sonhos. Quando você sonha com algo concreto, se motiva a estudar, trabalhar, melhorar seus relacionamentos, dá muito mais valor ao seu emprego... enfim, você tem um motivo para fazer o que quer que faça.
Todas as coisas importantes que conquistei foram difíceis! Se eu não as quisesse muito, teria desistido. Querer minha casa me deu força para trabalhar o dia todo e fazer faculdade em outra cidade à noite. Querer trabalhar na área de RH me deu forças para cursar a faculdade, mesmo sem ter, muitas vezes, dinheiro para as fotocópias dos textos que estudávamos.
E quando digo “querer”, não estou me referindo a um “é... podia dar certo um dia, né?” ou “quem sabe me dão uma oportunidade”. Estou falando de pensar nisso o tempo todo, se imaginar no lugar, deixar de gastar com qualquer coisa para juntar o dinheiro e realizar esse objetivo!
O sonho é uma fornalha que precisa de lenha o tempo todo.

Não busque caminhos opostos!
Se você definiu como objetivo comprar uma casa, não defina outro objetivo de compra, como um carro. Você não vai conseguir focar nas duas coisas. São itens diferentes e ambos caros.
Se está em um cargo onde ainda pode crescer e gosta do que faz, não procure uma área nova com características diferentes. Isso só trará frustração e fracasso.
Fortaleça tudo o que corroborar com seus objetivos. Ou seja, se você é da área de produção, por exemplo, busque cursos para melhorar o uso dos equipamentos do seu setor, otimizar os processos produtivos, reduzir tempos de operação, eliminar desperdícios.
Do que lhe serviria, nesse momento, fazer um curso de acupuntura, se isso não tem nada a ver com seus objetivos? Será só mais uma atividade que vai consumir sua energia, seu tempo e seu dinheiro.
Foque no que é importante para o objetivo que você definiu para si.

Esteja preparado antes da oportunidade existir!
Nunca espere a oportunidade aparecer para depois se preparar. Esse é um grande erro.
Se você já trabalha, entenda tudo da sua área. Procure estar entre os melhores. Faça cursos e treinamentos sem esperar que a empresa mande. Há muita coisa boa e gratuita na internet, se você estiver sem dinheiro.
Se você não trabalha, aprenda tudo sobre a empresa onde deseja trabalhar. Converse com pessoas que já estão lá, entenda para que servem os produtos ou serviços, aprenda atividades que serão úteis caso seja contratado.
Agregue valor a si mesmo para que seja indispensável num processo seletivo. Por exemplo: se for uma empresa de construção civil, aprenda sobre o uso das ferramentas, segurança no trabalho, materiais de construção, cortes para acabamento e tudo mais que puder. Se for uma empresa de eletrônicos, aprenda sobre componentes, solda, NR-10, funcionamento dos produtos, eletricidade e o que mais conseguir.
Quem, em sã consciência, deixaria uma pessoa com essa força de vontade na rua?

Se sua empresa tiver um plano de carreira, procure entendê-lo.
Assim, você terá mais assertividade para guiar seu crescimento rumo ao seu propósito.
Caso sua empresa não tenha plano de carreira, converse com seu gestor ou com o RH para entender se o que você está estudando, aprendendo e buscando realmente faz sentido para o seu crescimento dentro da organização.
Tenha em mente que, estando dentro de uma empresa, suas atitudes precisam coincidir com a cultura do lugar.

Lembre-se de ter paciência.
Sei que o justo para quem se esforça é que a recompensa venha — e ela virá —, mas no tempo certo. Quanto mais ansioso você estiver para conquistar o que busca, mais difícil será.
Mantenha todos os seus sentidos focados no seu propósito, o tempo todo!
Aproveite o caminho que está percorrendo. Muitas vezes, você terá mais orgulho do que fez para conseguir do que daquilo que conseguiu. E você vai conseguir!

Resumo

Propósito: A grande importância de planejar bem sua carreira e seus objetivos pessoais.

✔ Não viva os sonhos das outras pessoas, tenha seus próprios sonhos.

✔ Seja realista com suas aptidões e características.

✔ Defina seu propósito de vida considerando primeiro que ser humano você deseja ser.

✔ Defina seus propósitos materiais e profissionais.

✔ Evite propósitos antagônicos, ou seja, não adote caminhos opostos.

✔ Esteja preparado antes da oportunidade existir.

✔ Não procure uma carreira apenas por dinheiro, mas para ser feliz de acordo com seu potencial.

Aproveite o caminho que está percorrendo, muitas vezes terá mais orgulho do que você fez para conseguir do que pelo que conseguiu.

Contato Rápido

Entre em contado para dar sua opinião, sugerir temas ou buscar ajuda. Estamos aqui para ajudar você a se desenvolver e colher os frutos do seu trabalho!